Chamada para a submissão de artigos: “O rural, a ciência e o meio ambiente: um debate necessário”

Até 1 de março de 2024: submissão de artigos para a Anos 90 – revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGH/UFRGS), sobre o tema “O rural, a ciência e o meio ambiente: um debate necessário”.

Link para submissões.

Mais informações.

 

 

«Resumo: A questão ambiental é um problema que está nas pautas de discussão há muito tempo, mas se tornou assunto urgente nas últimas décadas. A historiografia produzida sobre o tema tem demonstrado que os debates sobre as consequências da intervenção humana na natureza ganharam conteúdos muitos próximos aos atuais no início do período moderno, quando “ocorreu uma série de transformações na maneira pela qual homens e mulheres, de todos os níveis sociais, percebiam e classificavam o mundo natural ao seu redor” (THOMAS, 2010, p. 19). A partir disso, uma outra ideia de natureza se constituiu, associando a necessidade de domínio adquirido ao conhecimento construído sobre o ambiente (LENOBLE, 2002, p. 183). Nessa caminhada, a adoção de medidas mais contundentes para lidar com a problemática da destruição ambiental são coetâneas as décadas finais do século XX. A realização da “Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e o Desenvolvimento” (ECO-92), ocorrida no Brasil em junho de 1992, nesse sentido, é um dos principais acontecimentos que demonstra essa nova tomada mundial de posições sobre a questão. Do mesmo modo, a escolha da cidade de Belém do Pará para sediar, no ano de 2025, a 30ª Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas (COP30), demonstra a relevância do problema e o protagonismo do Brasil em relação aos debates internacionais que envolvem a preservação ambiental e as alterações climáticas.

 

Por sua vez, ao acompanhar as discussões que vêm sendo feitas sobre meio ambiente e desenvolvimento é possível perceber que, além dos assuntos que dizem respeito a necessidade de diminuirmos os níveis de emissão de gases poluentes e protegermos as áreas florestais, o tema da ciência e da agricultura são recorrentes. No geral, os estudos sobre a questão têm indicado que historicamente o avanço da agricultura, principalmente da monocultura de capital intensivo, em direção as áreas florestais é um dos principais motivos do desmatamento e da extinção de muitas formas de vida, modos de habitar o mundo e de conceber o próprio planeta terra. Inclusive, esse processo tem potencializado o surgimento de ambientes apropriados para produção de novos patógenos que podem repercutir em epidemias e pandemias (WALLACE, 2020, p. 527). Porém, na contramão dessa análise, outras leituras defendem que tal expansão é necessária, pois dela depende a produção de alimentos para garantir o futuro da humanidade. Em outras palavras, podemos afirmar que este dilema é uma das expressões atuais do antigo e corriqueiro debate entre atraso e progresso, o qual acompanha a construção da noção de modernidade, cujos pilares começaram a se constituir a partir do século XVI, momento que marca o processo de conquista e colonização dos espaços não europeus.

 

Nesse universo de questões, muito se tem debatido sobre o papel que a ciência e o conhecimento científico vêm cumprindo e poderão cumprir para enfrentar os problemas decorrentes da forma com a qual historicamente a humanidade vem lidando com a natureza. Assim, esta proposição de dossiê, a partir da análise de diferentes contextos e períodos históricos, se propõe a debater os modos como as interrelações entre ciência, meio ambiente e agricultura, da forma como vem sendo praticadas, são responsáveis pelo atual quadro dramático que vivemos e, da mesma forma, como esta relação poderá apontar caminhos diversos para superarmos os problemas dela resultantes. Portanto, esta proposta busca abranger tematicamente questões de grande relevância e de expressivo impacto historiográfico, pois, sem dúvida, trata-se de uma discussão necessária em termos históricos, políticos, sociais, culturais e econômicos.»

Este website utiliza cookies. Se escolher 'Aceitar' estará a consentir que instalemos cookies para melhorar a sua experiência de utilização do nosso site e obter dados estatísticos. Saiba mais na Política de Privacidade.