Quem somos?

A Rede de história rural em português (Rural RePort) tem como objetivo a investigação e divulgação do conhecimento no campo da história agrária e das sociedades rurais, na longa duração e numa perspetiva interdisciplinar, dirigindo os seus estudos, de forma particular, para o espaço da lusofonia. Propõe-se renovar a sua agenda historiográfica em função dos novos desafios ambientais e sociais que são colocados ao historiador do rural na atualidade.

 

A RuralReport é uma secção da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais (SPER), conectando-se ainda com a Sociedad de Estudios de Historia Agraria (SEHA) e com European Rural History Organization (EURHO).

Regulamento Interno

Comissão coordenadora

Presidente

Margarida Sobral Neto
Professora Jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Vogal

António Valério Maduro
Centro de História da Sociedade e da Cultura

Vogal

Márcia Maria Menendes Motta
Coordenadora do INCT

Secretário

José Luís Barbosa
Doutorando na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

História da Rural Report

A Rural Report – Rede de História Rural em Português – foi criada, em fevereiro de 2011, por Benedita Câmara, Dulce Freire, José Vicente Serrão e Rui Santos. Nesse ano realizou-se, nos dias 6 e 7 de maio, o I Encontro Rural Report em Lisboa. Em julho de 2012, a rede foi admitida como secção autónoma da SPER – Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais –, uma associação com personalidade jurídica existente desde 1986. Nos anos seguintes, a atividade da Rural Report prosseguiu, salientando-se a organização de encontros anuais de forma descentralizada por territórios eminentemente rurais – Penela (2012), Tibães (2013) e Palmela (2014). Depois de um ano de interregno, o V Encontro Rural Report (2016), realizado outra vez em Lisboa, marcou o início de duas parcerias estratégicas. Desde então, os encontros organizam-se conjuntamente, e de forma alternada, ora com a SEHA – Sociedad de Estudios de Historia Agraria –, casos de Santiago de Compostela (2018), Salamanca (2021) e Coimbra (2023), ora com a SPER, casos de Sistelo (2019), Faro (2022).

 

A partir de 2013 a Rural Report tornou-se a representante portuguesa da EURHO – European Rural History Organisation –, estimulando os seus membros a participarem nas conferências internacionais daquela que é uma das maiores organizações de História Rural do planeta.

 

A partir de 2013 a Rural Report tornou-se a representante portuguesa da EURHO – European Rural History Organisation –, estimulando os seus membros a participarem nas conferências internacionais daquela que é uma das maiores organizações de História Rural do planeta.

Este website utiliza cookies. Se escolher 'Aceitar' estará a consentir que instalemos cookies para melhorar a sua experiência de utilização do nosso site e obter dados estatísticos. Saiba mais na Política de Privacidade.